O Parque de las Colectividades na cidade argentina de Rosário é o resultado de um projeto de regeneração urbana que converteu os antigos terrenos do porto e das ferrovias em uma enorme área verde de 30 mil metros quadrados.
Este local foi escolhido pela Secretaria de Ambiente e Espaço Público da Prefeitura de Rosário para lançar o programa Picnic Noturno, que convida os habitantes a desfrutarem de uma experiência coletiva de cidade.
De acordo com Marina Borgatello, arquiteta encarregada da secretaria, a origem do projeto nasce "do conceito de que as atividades noturnas permitem promover a segurança urbana. Um espaço público habitado é percebido ou sentido como mais seguro que um espaço vazio. Por isso, as políticas que conseguem manter as pessoas nos espaços públicos por mais tempo ajudam a manter a cidade vibrante. A ideia de picnic, por sua vez, é um convite amplo, sem distinções socioeconômicas nem de idade."
A primeira edição do Picnic Noturno reuniu mais de 50 mil pessoas que usufruíram dos espaços públicos e da música ao ar livre. Em cada uma das edições há apresentações musicais que atraem um número muito grande de pessoas para o parque.
Com o mesmo espírito também evitou-se gerar um impacto negativo no parque. Assim, foi promovido o uso correto das lixeiras de descartes recicláveis. Nesse sentido, Marina disse que "o parque ficou mais limpo depois que as 50 mil pessoas o visitaram."
Nos próximos meses haverá outras edições no Picnic Noturno nos parques da Independencia, Hipólito Yrigoyen e Scalabrini Ortiz.
Assista, a seguir, a um vídeo da primeira edição do Picnic Noturno.